CURSO DE BORDADO COM PEDRARIAS À DISTÂNCIA:

LISTA DE MATERIAL

MATERIAL UTILIZADO PARA BORDAR COM PEDRARIAS

 

Existe uma grande variedade de material que pode ser utilizado para bordar com pedrarias.

 

E sempre o mercado lança novos produtos que poderão dar um acabamento diferenciado na peça.

 

Veja abaixo os mais utilizado:
 

 

PEDRARIAS:

As pedrarias podem ser calibradas, todas do mesmo tamanho ou não. A escolha dependerá da disponibilidade de encontar o material na cor desejada, bem como o tipo de trabalho e acabamento desejado na execução da peça bordada. Com pedrarias calibradas o bordado ficará mais uniforme.

 

Observar também se as pedrarias utilizadas não desbotam ou descascam ao serem lavadas, se for o caso.

 

MIÇANGAS:

As miçangas podem ser grandes, também conhecidas por miçangões, ou pequenas, conhecidas por miçanguinhas.
 

As miçanguinhas em geral poderão ser utilizadas em bordados cujo efeito seja mais delicado, com traços finos ou salpicadas pelo espaço a ser preenchido com bordado de pedrarias, ou ainda, por ser mais leve que o miçangão poderá se usada também para preencher todo um espaço do bordado.

 

Já as miçangas grandes, poderáo ser usadas mais espaçadas, ou salpicadas num bordado por serem um pouco mais pesadas.

 

Essas regras são gerais e poderão ser usadas de outras maneiras.

 

VIDRILHOS E CANUTILHOS

 

Os vidrilhos por serem mais curtos poderão ser usados da mesma maneira que as miçanguinhas, ou seja em linhas delicadas, preenchimento inteiro ou salpicado. Em bordados cursos ou retos.

 

Já com o canutilho por ser mais longo,não é adequado para trabalhos em curvas. Fora isso ser usado da mesma forma que o vidrilho.

 

PAETÊS E LANTEJOULAS

Há um grande variedade de cores, tamanhos e formatos no mercado.

Elas podem ser redondas, quadradas, em forma de estrela, flor, borboleta, etc.

A posição do furo também poderá variar: podem ter furo no centro  ou num canto se transformando neste caso em pingente.

Tem alguns pontos específicos são usados no bordado com lantejoulas e/ou paetês, como por exemplo o ponto escama, ponto duplo ou triplo, etc.

Elas dão um visual mais estravagante e podem ser usadas também prara preencher grandes espaços do bordado com pedrarias.

 

CHATONS DIVERSOS

 

Também com uma variedade imensa de cores e formados, podem ser udados como peça central, onde o bordado com pedrarias é feito à sua volta, ou em sequência percorrendo um caminho ou salteados pelo espaço do bordado.
 

 

LINHAS:

LINHA DE NYLON:

Por ser invisível, pode ser usada em qualquer cor de tecido. Entretanto deverá ter cuidado com o acabamento no avesso que poderá incomodar se em contato com a pele. Além disso, é necessário cuidado na hora de bordar, pois a linha embaraça bastante e onde ficar a agulha "enfraquecerá" o fio.Também não pode ser passada com ferro.

 

LINHA COMUM DE COSTURA:

Embora tenha uma grande variedade de tonalidades, é uma linha muito frágil, que poderá arrebentar com facilidade. Para melhorar a durabilidade do bordado, deve ser usada um linha dula, de uma marca de boa qualidade.

 

Outra opção seria a linha de meada de ponto cruz ou a linha de presponto que são um pouco mais resistentes que a linha comum de costura.

 

LINHA DE NYLON PLASTIFICADA:

Também conhecida por linha de sapateiro é bem resistente e fina, por isso muito adequada para um bordado mais durável.
  
A desvantagem é que não pode ser passada a ferro e também a variedade de tonalidade cores é bem mais limitada do que as linhas de costura ou bordados.

 

 

AGULHAS

A agulha de costura mais utilizada para bordar com pedrarias pequenas como miçanguinhas, vidrilhos e canutilhos, é a nº 9, mas poderá também utilizar a agulha nº 12 que é menor, portanto mais difícil para colocar a linha.

Para pedrarias maiores, como por exemplo miçangão, chatons e lantejoulas ou paetês, desde que não sejam usados em conjunto com pedrarias pequenas, poderá usar agulha nº 7 de costura.

 

TECIDOS

De um modo geral poderá usar qualquer tecido para bordar, dependendo do efeito que deseja. 

 

Apenas tomar cuidado com tecidos eláticos que não poderão ser esticados ao fazer o bordado.

 

OUTROS MATERIAIS:

  • tesoura de  ponta fina para cortar a linha e desmanchar o bordado se for necessário;
     

  • carbono de tecido para passar o risco para o tecido. É recomendável ter um de cor clara e outro de cor escura, para usar em tecidos escuros e claroes respecitvamente, de forma que o risco se destaque.
     

  • lápis gis, muito ulizado para fazer marcações e riscos no tecido.
     

  • papel de seda e/ou manteiga para copiar o risco. O papel de seda é menos resistente que o papel manteiga, por isso rasga com facilidade, e não poderá ser usado várias vezes. Já o papel manteiga por ser mais resistente pode ser usado várias vezes.
     

  • bastidor é um item opcional. Pode ser encontrado os manuais e os de mesa. Em alguns casos podem facilitar o trabalho, deixando o pano esticado e a mão livre para fazer o bordado. Os mais adequados são os que tem uma "borboleta" para ajustar de acordo com a espessura do tecido. 
     

  • alfinetes de costura, utilizados para prender o risco no tecido e também fazer marcações.